Livro "Biografias Interiores para Geografias Imperfeitas", de Marco Vasques
- Patrícia Claudine Hoffmann
- 31 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Chegou por aqui o lindo livro de Contos, que está em pré-venda, do querido Marco Vasques , "Biografias Interiores para Geografias Imperfeitas", pela Rizoma Projetos Editoriais, com prefácio de Rubens da Cunha e orelha de Almicar Neves.
♧◇
Os contos são verdadeiros faróis à vida de diferentes pessoas e seus mundos, às geografias imperfeitas que as cercam, seus sonhos, expectativas ou a falta destas pelo caminho... Geografias tantas vezes injustas, marcadas pelas dissonâncias políticas, sociais, humanas, emocionais... que compõem e recompõem essas existências das quais não estamos nem nunca estivemos dissociados/as. Livro que é obra de arte generosa e firme, que nos entrega o lado menos alcançável e o mais profundo, da beleza, em tantos espelhos, silêncios, vozes e suas tonalidades... Um livro amigo, feito seu autor. Obrigada, Marco, por tantas belezas raras.
*
Segue excerto do prefácio, por Rubens da Cunha:
"...Nessas 'Biografias Interiores para Geografias Imperfeitas' o poeta apresenta-nos mais uma seleção de personagens que receberam sua atenção, como sempre eivada de coerência. Além disso, esse é o livro em que Vasques vai além de ser um escritor, pois assume aqui a função de retratista. Cada um dos textos é um retrato profundo, visceral, cheio de densidades e adensamentos.
Os homens e mulheres aqui retratados vagueiam pelas ruas, pelos bairros, vão sendo desenhados pela escrita crua do poeta. Há os derrotados, cuja miséria é sua única herança; há os taciturnos, mas que nutrem grandes esperanças, há os redimidos pelo amor, por algum carinho, por algum fiapo de alegria; há as mulheres e crianças violentadas. São pais, mães, filhos, homens e mulheres em busca de perdão, de lugar, de algum tipo de chão. [...]
Sendo o escritor-retratista que é, não há julgamentos nem condescendência, pois ele busca documentar poeticamente cada um desses indivíduos, colocando-os na moldura segura deste livro. [...]"
*
Comments